Entenda a Hipnose de Pyong Lee no Big Brother Brasil (BBB)
Entenda a Hipnose de Pyong Lee no Big Brother Brasil (BBB)
A hipnose de Pyong Lee no Big Brother Brasil tem sido um assunto polêmico e vem gerando distintas opiniões.
A primeira coisa importante a se entender é que não existe nada de errado com relação ao que o Pyong fez no programa. A prática exercida no Big Brother Brasil é conhecida como hipnose de entretenimento, e atualmente é muito difundida seja em shows de hipnose ou até mesmo na conhecida hipnose de rua.
O que é hipnose de entretenimento?
Hipnose em si é uma técnica. A hipnose de entretenimento busca, através da hipnose, fazer a pessoa vivenciar fenômenos incríveis através da própria mente, como por exemplo ter uma amnésia do próprio nome, tomar água com gosto da bebida favorita, fazer a pessoa alucinar e ver uma pessoa que não está ali.
No programa, Pyong Lee fez uma das participantes chegar a ver o filho ali, o que chamamos de alucinação visual.
A hipnose de entretenimento ajuda muito a diversas pessoas conhecerem todo o potencial que essa ferramenta tem, e é uma prática extremamente válida quando conduzida por uma pessoa com o conhecimento para isso. Vale ressaltar que o Pyong é um hipnotista experiência e possui toda a capacidade para conduzir o que foi feito no programa do Big Brother Brasil (BBB).
Qualquer pessoa pode passar pela hipnose de entretenimento, o importante é estar disposta a brincar e com a mente aberta a vivenciar as sugestões propostas pelo hipnotista.
Qual a diferença entre hipnose de entretenimento e hipnose clínica?
Como citei acima, hipnose é uma ferramenta que pode ser usada de diversa formas.
Em termos técnicos, a maneira de conduzir a pessoa é muito parecida. O que muda é que na hipnose clínica aliamos o processo a princípios terapêuticos da psicologia como a Gestalt, conceitos da psicanalise, terapia cognitivo comportamental, entre outros, com o objetivo de trazer mudanças reais na vida da pessoa, podendo auxiliar no tratamento de problemas como fobias, vícios, traumas, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Quando fazemos uma hipnose de entretenimento e damos uma sugestão da pessoa ter uma amnesia de nome, por exemplo, o tempo em que essa sugestão acontece é pequeno, pois não tem um impacto emocional real na vida do sujeito, então assim que ele se desconcentra ou o hipnotista retira a sugestão, ela simplesmente desaparece.
Na hipnose clínica, buscamos principalmente através dos sentimentos a serem trabalhos trazer mudanças reais. As sugestões não são diretas como na maior parte da hipnose de entretenimento, trabalhamos com conceitos como ressignificação e dessenssibilização com o objetivo de trazer mudanças definitivas.
Se a pessoa vivenciou um trauma, a mente dela tirou um aprendizado disso o qual influência a pessoa atualmente. Com a hipnose, podemos mudar o significado que aquele trauma tem dentro da mente da pessoa, com o objetivo de fazer ele observar aquilo sob uma nova perspectiva, fazendo com que a mente dele abra espaço para novos hábitos e comportamentos.
Se quiser começar a trabalhar seus problemas agende uma consulta de hipnose em Campinas.
Renan Moura
19 99125 3290