O que são ganhos secundários?
Você sabe o que são ganhos secundários e como eles podem te sabotar? Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!
Freud, durante o início da teoria psicanalítica, cunhou os termos “ganho primário” e “ganho secundário”.
Vamos começar falando um pouco sobre o que seria o ganho primário. Também conhecido como paranósico, basicamente é um mecanismo de defesa com o objetivo de reduzir a ansiedade associada a determinado evento traumático, através da criação de um sintoma que possa aliviar a pessoa do conflito psíquico pela qual ela está passando.
Quando falamos em ganho secundário, também conhecido como epinósico, ocorre quando a pessoa possui uma vantagem interpessoal ou social por conta de determinado sintoma.
Imagine uma pessoa que está sofrendo de depressão. Por conta disso, foi afastada do trabalho, todos começaram a dar muito mais atenção para ela por conta disso, no caso dela ter filhos, os pais começaram a cuidar deles para não sobrecarregar a carga emocional que ela já está sofrendo. Ou seja, a pessoa, por mais que esteja deprimida, possui diversos ganhos que muitas vezes ela nem percebe conscientemente.
O grande problema é quando a pessoa, de maneira inconsciente, percebe que os ganhos que ela tem através dos ganhos secundários são maiores do que os ganhos que teria ao resolver o problema. Quando isso acontece, é muito comum a sabotagem do tratamento mesmo de maneira inconsciente, pois o risco de perder todos aqueles ganhos acaba se tornando inaceitável. “Se eu resolver essa depressão, meus pais não vão mais me dar toda essa atenção”.
Um dos principais objetivos da terapia é conseguir identificar isso no paciente e fazer com que ele desperte consciência do problema., pois é notável que muitos pacientes por conta dos ganhos tem muita dificuldade em ter evoluções na terapia.
Durante o processo terapêutico, costumamos focar nos ganhos primários, buscando desvendar qual foi o conflito que gerou determinado sintoma para assim resolve-lo. É de extrema importância também buscar se existem ganhos secundários, e existem diversas técnicas capazes de identificar isso, buscando entender qual a intenção positiva por traz da pessoa agir daquela forma para ter aquele ganho.
A partir do momento que o paciente começa a compreender esse ganho, você pode fazer ele buscar internamente novas estratégias para que ele possa suprir a intenção positiva, mas sem que isso prejudique não somente a vida dele, mas também das pessoas ao seu redor que acabam sendo danos colaterais.
E você, se identificou? Sente que possui algum problema e os ganhos secundários estão prejudicando sua evolução? Agende uma consulta para ser tratado através da hipnose.
Renan Moura
(19) 99125-3290
There are no comments