Medo de Dentista
Você tem medo de dentista?
Para muitas pessoas, ir ao dentista é algo normal do dia a dia. Para outras, somente o fato de sentar na cadeira do dentista ou ouvir aquele barulho do “motorzinho” já traz ansiedade e pânico. Se você se identifica com isso, é muito provável que você tenha Odontofobia.
O medo é algo importante. A área das emoções fica localizada no sistema límbico do cérebro e é nesse local que a amígdala cerebral, que é a principal responsável pelo medo, está. Toda vez que houver alguma sensação de perigo, ela é acionada, fazendo o corpo se encher de noradrenalina, um neurotransmissor que pode provocar diversos sintomas como suor, angústia, nervosismo. Isso acontece porque a mente entende que deve protege-lo dessa situação de perigo.
O problema é quando o medo é irracional que não se consegue controlar ou evitar, mesmo quando a pessoa tenha consciência de que a situação em que se encontra não oferece risco. Quando esse medo passa o ponto e atrapalha a vida da pessoa, se caracteriza uma fobia.
De acordo com uma pesquisa da Sociedade Americana de Odontologia, 3 em cada 10 adultos tem medo de submeter-se a procedimentos odontológicos. As principais razões encontradas são a anestesia, uso de agulhas e barulho do motor. Muitas vezes esse medo acontece por traumas que aconteceram, muitas vezes quando a pessoa era criança.
A boa noticia é que, através do tratamento com hipnoterapia, podemos buscar a causa dos traumas e mudar o significado que a mente possui com relação a eles, fazendo assim a pessoa aprender a conviver com aquilo e a lidar de outra maneira, conseguindo passar pelos procedimentos.
A hipnose não ajuda somente no tratamento da fobia si, mas em outros aspectos importantes, como por exemplo:
- Sangramentos: a tensão do paciente pode causar feridas e sangramentos durante o processo, com a hipnose, a pessoa irá sentir-se mais calma, conseguindo assim ter um controle maior do sangramento;
- Salivação: essa é uma reação comum quando algo é introduzido a boca. Com a hipnose e o corpo relaxado, a quantidade de saliva gerada pelo organismo reduz consideravelmente;
- Ânsia de vomito: por conta principalmente da ansiedade, muitos pacientes passam mal. Com a hipnose, conseguimos controlar essa ansiedade diminuindo consideravelmente esses sintomas;
- Controle de dor: através da anestesia hipnótica, conseguimos fazer com que o paciente muitas vezes nem sinta a picada de uma anestesia tradicional. Outro fator importante é que a quantidade de anestesia tradicional usada diminua com a anestesia hipnótica;
- Tempo percebido pelo paciente: para muitos, parece que o tempo não passa na cadeira do dentista, sendo uma verdadeira tortura. Com a hipnose e os sentimentos controlados, a sensação de tempo muda e a pessoa consegue passar pelo procedimento com muito mais calma.
E você, quer ter um sorriso bonito sem ter medo de ir ao dentista? Agende uma consulta com hipnose para conseguir o sorriso dos seus sonhos!
Renan Moura
(19) 99125-3290
www.campinashipnose.com.br
There are no comments