Hipnose tem a ver com religião?
Hipnose tem a ver com religião?
Muita gente tem essa dúvida e muitas vezes principalmente por conta de falta ou informações equivocadas, acabam perdendo a oportunidade de passar por uma terapia com hipnose por acharem que tem algo a ver com religião.
O primeiro passo para responder essa pergunta é entender o que é hipnose.
A hipnose é reconhecida pelos conselhos de medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia. Recentemente, o SUS também incluiu a hipnose na lista de práticas integrativas e complementares do sistema.
Mas afinal, o que é hipnose?
Hipnose basicamente é foco, concentração e imaginação. Todas as vezes que estamos concentrados e focados em algo, nós estamos hipnotizados.
Diferente do que muita gente pensa, a pessoa não fica inconsciente no processo e também não perde o controle de suas ações. A hipnose funciona por meio da comunicação, então a pessoa está escutando tudo e só aceita “sugestões” que ela entenda que não vá trazer males.
Toda hipnose é uma auto hipnose, ou seja, mesmo quando somos hipnotizados por um hipnotista ou hipnoterapeuta, o mesmo funciona apenas como o GPS do carro, o qual está sendo dirigindo e guiado pela pessoa que está sendo hipnotizada. É muito importante ressaltar isso, pois um dos grandes equívocos que existem entre as religiões é achar que a pessoa vai fazer algo contra a vontade dela.
Hipnose não tem nada a ver com religião
Agora que você entende o que realmente é hipnose, pode perceber que não tem nada a ver com religião.
A hipnose é uma ferramenta e pode sim ser utilizada de diversas formas, tanto para o bem quanto para o mal.
Vamos pensar em uma arma, na mão de um policial serve para proteção, na mão de um bandido, para o mal.
A Bíblia não diz nada a respeito especificamente sobre hipnose, então a decisão de passar ou não por um processo assim é de consciência individual.
Se a gente for avaliar o contexto necessário para que a hipnose aconteça, existem diversos elementos soltos em diversas religiões, que mesmo de maneira indireta acabam muitas vezes utilizando hipnose sem mesmo saber que estão fazendo.
A grande verdade é, se nesses casos é utilizado para ajudar pessoas com dores, problemas, e trazer uma mudança significativa na vida delas, eu vejo com bons olhos. Mas, se essas práticas indiretas são usadas para criar ilusões e associações equivocadas na cabeça das pessoas, ai o assunto fica mais sério.
Em resumo, se você está na dúvida se deve tratar algo através da hipnose por conta da sua religião, espero que o texto tenha esclarecido o que realmente é hipnose e, se tiver mais alguma dúvida, me coloco a disposição em responder.
Renan Moura
Atendimentos presenciais (Campinas e São Paulo) e online
(19) 99125 3290