Como combater o estresse excessivo.
Como combater o estresse excessivo? A primeira coisa a saber é, você realmente sabe o que é estresse?
Muitas vezes as pessoas confundem o estresse como um sentimento ou uma emoção. Na verdade, o estresse é uma REAÇÃO.
Sabe quando passamos por momentos que envolveram muito esforço físico e psicológico e começamos a ficar muito nervosos?
A verdade é que todos nós já sofremos com sintomas de estresse em algum momento, e isso é completamente normal.
Nosso corpo é preparado para lutar, fugir ou congelar quando identificamos que vamos passar por alguma situação a qual precisamos “sobreviver”. Isso é instintivo e acontece desde a pré-história, quando constantemente tínhamos nossa vida em risco enfrentando animais ou situações extremas.
Com base nisso, o corpo produz hormônios que, com o intuito de te proteger, preparam o organismo para usar toda a sua energia. Nesse sentido, o estresse é sim algo benéfico.
O problema é que, o estresse em excesso causa irritação e um descontrole emocional grande. Um exemplo disso são pessoas que sofrem de síndrome do pânico, no qual a mente entende que a pessoa está passando por um perigo iminente e solta doses fortes de adrenalina com o intuito de proteger a pessoa.
Muitas vezes nossa mente tem uma dificuldade em diferenciar o que é real e o que é imaginação, então o cérebro não entende que aquilo são projeções e lida com aquilo como se fosse algo real.
O estresse altera o funcionamento do córtex frontal e hipocampo, o que reduz nossas ações. Essas regiões são importantes para lidar com situações estressantes, pois são responsáveis por nossa capacidade de aprendizado e controle.
Falamos da Pré-história, mas o mundo moderno traz diversas situações estressantes como trabalho, provas, provações sociais. Quando comparado com enfrentar um leão pode parecer algo pequeno, mas para o nosso cérebro é exatamente a mesma coisa.
Alguns sintomas comuns do estresse são irritação, insônia, taquicardia, dores no corpo, sudorese, tensão, ataques de pânico.
Principais tipos de estresse
Os mais conhecidos são crônico e o agudo.
O agudo é o mais comum e está relacionado a pressões de eventos recentes ou próximos, geralmente muito vinculado a ansiedade, pois estamos antecipando situações futuras e já sofrendo no presente.
O estresse crônico é a recorrência do estresse agudo. O grande problema é que o funcionamento do sistema cardiovascular, endócrino e imune ficam prejudicados, deixando o organismo mais vulnerável a desenvolver outras condições médicas e psicológicas.
O que posso fazer para combater o estresse excessivo?
Dormir bem, comer direito, práticas exercícios são ótimas formas de se combater o estresse. Seu corpo estará produzindo muita energia então exercícios são uma ótima alternativa de extravasar isso.
Busque acalmar sua mente, a auto hipnose é um ótimo caminho para isso.
Se você está percebendo que não está conseguindo controlar mais o estresse, busque ajuda profissional
Como a hipnose pode ajudar?
A hipnose pode ajudar bastante no controle de ansiedade, resolução de traumas.
Cada paciente é um caso, mas muitas vezes quando conseguimos resolver as questões emocionais envolvidas, a pessoa consegue ter uma qualidade de vida melhor para quando o estresse “sadio” vir, não permitir que ele cresça e fique descontrolado.
Cuidar da nossa saúde emocional é fundamental para mantermos uma melhor qualidade de vida.
Agende uma consulta de hipnose em Campinas
Renan Moura
(19) 99125-3290