O Efeito Psicológico do CoronaVírus
O efeito psicológico do coronavírus.
Indiscutivelmente o assunto que tem sido mais comentado no mundo é sobre o coronavírus e como ele tem impactado na rotina das pessoas no Brasil e mundo.
A primeira coisa importante a se entender é que o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. No dia 31/12/19, após casos registrados na China, foi descoberto o novo agente do coronavírus (COVID-19).
Boa parte das pessoas se infecta ao longo da vida com os coronavírus comuns.
O grande problema desse vírus é a velocidade e facilidade com que ele se espalha no mundo. A contaminação geralmente acontece por gotículas respiratórias ou contato pessoa com pessoas que estejam com o vírus, através de espirros, tosse, catarro, gotículas de saliva, aperto de mão, e até mesmo contato com objetos ou superfícies contaminadas.
A parte mais importante tem sido reter essa propagação do vírus e, para isso, a principal recomendação tem sido as pessoas evitarem o contato com outras e que fiquem o máximo possível dentro de casa.
O principal grupo de risco são idosos, e como existe essa facilidade de propagação, essas medidas foram tomadas com o intuito de evitar essa disseminação e também evitar o colapso nas redes de saúde, pois se muitas pessoas ficarem doentes o sistema brasileiro de saúde possivelmente não daria conta dos casos.
A grande questão é que esse isolamento começa a despertar ansiedade nas pessoas, o medo de não saber o que vai acontecer, constante medo de ter sido infectado, incertezas nas questões profissionais, entre outras situações.
É importante novamente ressaltar que esse isolamento é fundamental para a contenção do vírus, e com todos contribuindo vamos sair mais rápido possível de tudo isso.
Essa ansiedade no atual momento é normal, mas se você tem percebido um aumento no nervosismo, agitação, sente que está em constante estado de alerta, não consegue pensar em outra coisa que não seja isso, insônia, identifique quais pensamentos tem trazido essas sensações para você e busque sempre questionar através de provas de realidade e dados confiáveis se tudo é como você está pensando.
Existe uma grande quantidade de fake News que acabam disseminando o pânico e fazendo com que as pessoas se sintam cada vez piores.
O grande problema é o excesso desses sentimentos negativos, então busque fazer exercícios de respiração e controle de ansiedade para conseguir se acalmar. Veja esse post sobre ansiedade que ele pode te ajudar.
A hipnose pode ajudar nas questões de insônia, ansiedade, controle de estresse, etc. Se você sente que precisa de ajuda, me procure. Estarei fazendo atendimentos presencias e online, pois sei que muitas pessoas precisam de ajuda nesse momento.
Renan Moura
19 99125-3290.