Insônia
A insônia é considerada um dos distúrbios do sono mais presentes na população Brasileira. Segundo dados do Instituto do sono, a insônia atinge mais de 30% da população.
Se você tem dificuldades para dormir, seja no início na hora de pegar no sono ou com relação a estabilidade do sono, e se isso acontece com frequência (mais de três vezes por semana durante períodos longos), pode ser que você esteja sofrendo de insônia. Pessoas com esse quadro geralmente tem uma queda significativa na qualidade de vida e bem-estar.
Devido a alterações hormonais e rotina desgastante, casos de insônia são mais comuns em mulheres.
A abstinência do sono e descanso pode trazer problemas de saúde muito sérios como diabetes, hipertensão, obesidade, falha na memória, dificuldade de raciocínio, entre outras.
Algo muito divulgado é que 8 horas de sono representam o tempo ideal. Na verdade, cada organismo tem seu próprio funcionamento, o que faz com que mesmo pessoas que durmam menos que isso não necessariamente se enquadre em um caso de insônia.
Existem diversos fatores que podem desencadear insônia como fatores genéticos, mentais, psicológicos ou até sociais. As causas mais comuns são problemas psicossomáticos como depressão, ansiedade, estresse.
O primeiro passo para se tratar a insônia é se ter um diagnóstico preciso, para que seja detectado as possíveis desordens físicas ou psicológicas que estão causando o problema. Dependendo do caso, pode ser necessária a intervenção farmacológica, para que os sintomas mais fortes sejam reduzidos o suficiente para se prosseguir com as outras técnicas.
A hipnose pode ser extremamente eficaz no tratamento de insônia atuando tanto no sintoma como na causa do problema, buscando os sentimentos relacionados como estresse, ansiedade, buscando a causa e trabalhando essas emoções. Com o tratamento com hipnose, o paciente passa a ter uma qualidade de vida emocional melhor, conseguindo melhorar sua qualidade de vida.
E você, sofre de insônia? Agende uma consulta!
Renan Moura
(19) 99125-3290
There are no comments